quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Integração das tecnologias na educação.


Integração das tecnologias na educação.







Percebemos que a tecnologia tem afetado de maneira significante a educação. De maneira geral os alunos estão prontos para a inclusão digital. A escola e os professores caminham em passos mais lentos e ás vezes com resistência á tecnologia.É possível aliar o processo ensino aprendizagem com os novos recursos tecnológicos e descobrir maneiras de despertar no aluno a vontade de aprender.Com a tecnologia é possível descobrir recursos que tornem as aulas mais atraentes, despertando nos alunos a vontade de buscar o conhecimento e o espírito investigador.Neste processo de construção ,o professor continua sendo uma peça fundamental.É ele que vai intermediar as relações aluno, aprendizagem e tecnologia.

O aluno precisa ser o protagonista da sua aprendizagem. Através da produção dos seus próprios vídeos e arquivos baseados em suas histórias e seus interesses. Já o professor precisa conhecer as diversas possibilidades de uso da informática para então escolher a mais eficiente para atingir o seu objetivo.É preciso direcionar o aluno diante de tantas informações .Este é o papel do professor auxiliar o aluno para que as informações se transformem em conhecimento.

Vários são os desafios que temos pela frente; a tecnologia chega a passos lentos na escola, o professor ás vezes resistente á tecnologia, ás vezes despreparado, a busca pelo equilíbrio; “comunicação virtual” e comunicação presencial, as letras informatizadas e as letras do velho e inseparável livro.

A alfabetização digital avança nas escolas. O nosso aluno tem sede de aprender O professor precisa agir, é hora de usar a tecnologia como uma preciosa ferramenta pedagógica; uma verdadeira parceira na construção do conhecimento. Tecnologia e educação:- uma parceria que pode dar certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário